Top 10 de sítios a visitar no Porto

porto eiffel bridge

De todas as cidades em Portugal, Lisboa sendo a capital tem ficado sempre em primeiro lugar na lista dos visitantes, contudo o Porto não tem ficado muito atrás. Sendo mais pequena do que Lisboa, a cidade do Porto é ideal para passar um fim-de-semana cheio de cultura, prazer e boas vistas.

Sendo a capital do Vinho do Porto, com praias e o Rio Douro, é certamente um local a visitar. No entanto, não se deixem enganar, o Porto tem muito mais a oferecer e certamente há atrações para todos os gostos.

Vejam abaixo a nossa lista do TOP 10 das melhores atrações no Porto:

10. Torre dos Clérigos

Esta torre, com 75 metros de altura, e com um sino no topo, observa a cidade de cima. É, sem dúvida, um dos pontos mais icônicos do Porto e tem uma vista sem igual em toda a cidade. Estando no alto de uma colina, oferece uma vista de 360 graus da cidade. De notar que, sendo uma torre, é necessário subir as centenas de degraus que a compõem.

9. Jardins do Palácio de Cristal – Arena Super Bock

Um paraíso no centro da cidade, repleto de árvores e verdura, bem como pavões que não se deixam tímidos, mas pelo contrário se mostram. Com vários níveis e diferentes partes do jardim, é um local ótimo para um passeio, piquenique, ou até mesmo para ver as vistas para o rio e o mar.

8. Serra do Pilar

Situada no topo de Vila Nova de Gaia, a Serra do Pilar oferece uma das melhores vistas para a cidade do Porto. Um local maravilhoso para se visitar ao fim do dia e aproveitar o pôr-do-sol, com os sons do rio Douro por baixo, e o reluzir das janelas das velhas casas da Ribeira.

Leia também:  Porquê experimentar a aromaterapia no Porto ?

7. Caves do Vinho do Porto

Ainda no lado de Vila Nova de Gaia é possível visitar as inúmeras caves do vinho do Porto. Oferecendo visitas guiadas e provas de vinho, é sem dúvida uma excelente alternativa para quem pretende aprender mais sobre a história do vinho do Porto enquanto saboreia o porquê de este ser tão famoso.

6. Livraria Lello

Sendo uma das mais antigas livrarias em Portugal, é sem dúvida a mais famosa em todo o norte de Portugal. A livraria Lello, que faz lembrar o Harry Potter a quem visita, é um edifício maravilhoso com uma escadaria interior de cortar a respiração.

5. Sé do Porto

Situada no alto de uma colina, a Sé do Porto tem uma grande importância na cultura da cidade. Com uma arquitectura dos séculos XII e XIII, a Sé apresenta-se como um monumento gótico repleto de estátuas e frescos que farão com que qualquer pessoa que visite fique impressionada.

4. Estação de S. Bento

Situada no centro da cidade, a Estação de S. Bento é conhecida internacionalmente devido aos seus azulejos decorativos que tão tipicamente representam Portugal. Com mais de 20.000 peças individuais de azulejo, que demoraram mais de 10 anos a serem pintadas, não só é uma das estações de comboio mais famosas do mundo mas também uma das mais belas.

3. Foz do Porto

A cidade velha que rodeia a foz do rio Douro foi em tempos passados um destino de férias para muitos cidadãos britânicos. Para quem gosta de passeios tranquilos à beira rio, é certamente um local a visitar para apreciar não só o cheiro a maresia mas também os ótimos restaurantes que existem nesta zona.

Leia também:  Descubra as melhores casas de fado em Lisboa

2. Ribeira

Um dos locais mais icónicos de toda a cidade, a Ribeira, recentemente renovada, dá cor e vida ao que é ser portuense. Com pequenos bares, restaurantes, artistas de rua, e possibilidade de andar de barco rebelo, é sem dúvida um local a não perder!

1. Serralves

Aberto desde 1996, os Museu e Jardins de Serralves são sem dúvida um local a visitar, quer pretenda ver arte contemporânea, arquitectura diferente, ou apenas aproveitar um longo passeio pelos seus maravilhosos jardins. Oferecendo inúmeras exposições, recomendamos que dedique pelo menos um dia a este local.

O que achas? Deixa-nos um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *